quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

11ª Direc participa do Programa Frente a Frente


Os técnicos Rosilene Cardoso e Francisco Costa, da 11ª DIREC participaram na manhã desta quarta feira do programa Frente a Frente, levado ao ar pela Rádio Princesa do Vale, para explanar sobre a realização do Feira de Iniciação Cientifica executada pela UFERSA em parceria com as diretorias regionais de educação e sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Entrevistados pelo radialista Gustavo Varela os técnicos da 11ª DIREC abordaram temas como Feira de ciências, mudança no comando da pasta, perspectivas para o ano de 2016 e sobre o trabalho de conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue, chykungunya e zika.

A técnica Rosilene Cardoso fez uma avaliação da Feira de Ciências nos últimos quatro anos apontando os sucessos obtidos nesse período e apresentou o técnico Francisco Costa como o novo coordenador da pasta. Para ela, a feira possibilitou aos estudantes da rede estadual de ensino a construção de novos conhecimentos a partir do fazer científico
Ela também tratou do encontro de seleção para os projetos vitoriosos da última feira de ciências e que nesta sexta feira, 26/02/2016, estarão em Mossoró participando de uma seleção para levarem o conhecimento construído na Escola Estadual Juscelino Kubitschek (Assu) e Escola Estadual João Francisco da Costa de Arapuá (Ipanguaçu)  para a Feira Internacional que acontecerá em Londres – Inglaterra e para São Paulo durante a realização da FEBRACE. Igualmente participará deste evento alunos da Escola Estadual Silvestre Veras da cidade de Paraú que foram classificados na última edição da feira de ciências.
Para Francisco Costa, a Feira de Iniciação Científica é um espaço que permite aos estudantes desenvolverem ações práticas que visam melhorar a qualidade de vida da população.
Também foi feito um relato da ação ocorrida na última segunda feira, 22/02/2016, de orientação e combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
A ação aconteceu em uma parceria do PSE – Programa Saúde na Escola da 11ª DIREC, coordenado pela técnica Vera Costa tendo a  técnica Conceição Cavalcante com suplente, o PSE da Secretaria Municipal de Saúde, o NASF e a Escola Estadual Manoel Pessoa Montenegro no bairro Dom Eliseu em Assu.
Durante a ação os estudantes de  1º ao 4º anos receberam orientações de como combater os focos do mosquito em suas residências através de atividades lúdicas. A turma de 5º ano foi às ruas do bairro levando informações de como evitar o surgimento dos focos dos mosquito aos moradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário