quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hora do ENEM abre primeira oportunidade neste sábado


O primeiro simulado on-line gratuito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), acontecerá no próximo sábado, dia 30 de abril. O objetivo é que todos 2,2 milhões de estudantes do terceiro ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, realizem o teste, que contará com 80 questões similares às que serão cobradas no exame.

Além da prova deste sábado, o MEC oferecerá mais 3 simulados do Enem, previstos para os dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro, sendo que o último terá dois dias de duração e estrutura bastante semelhante às provas reais do Enem. No primeiro simulado, será abordado o conteúdo lecionado nas escolas até o mês de abril. Para os outros, os temas e cobranças irão se estendendo progressivamente, conforme os professores avançam nas explicações em sala de aula.


Pontos de internet
Neste primeiro teste, serão oferecidos 120 mil pontos de internet, para candidatos de todo o país, em universidades, institutos, escolas e outras instituições privadas, comunitárias e federais. Para os estudantes que tiverem acesso a um dispositivo com internet, como tablet, smartphone e computador, a prova do simulado poderá ser feita em casa. A diferença é que os alunos que realizarem os testes em pontos de internet do MEC terão das 08h às 12h (horário de Brasília) para finalizar as questões, enquanto o restante terá da 00h às 20h do dia 30.

Simulado do Enem: por que fazer?
Segundo o MEC, a importância do simulado para os estudantes é identificar como está o seu desempenho em provas e nível de aprendizado. A partir da nota do aluno, a plataforma Hora do Enem traçará um plano de estudos baseado nas principais necessidades do candidato, indicando quais exercícios e videoaulas disponíveis no aplicativo deverão receber uma dose extra de dedicação. O recurso também indicará quais conteúdos e quanto tempo será necessário para que o estudante seja aprovado na vaga que almeja.

Hora do Enem
Até a última terça-feira (26), a plataforma de estudos criada pelo MEC  á contava com 1.497.380 inscritos. Entre os recursos oferecidos por ela estão os simulados, o programa de estudos personalizado, os exercícios e videoaulas, notícias atualizadas sobre o exame e um programa diário com dicas e novidades.

A 11 DIREC estará com o seu laboratório de informática aberto para receber os estudantes que desejarem realizar o simulado a partir das 8 horas da manhã e até as 17 horas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário