segunda-feira, 28 de março de 2016

11ª DIREC celebra a Páscoa de Jesus nesta segunda feira


Envoltos em um clima de harmonia e de muita concórdia, os servidores lotados na 11ª DIREC celebraram na manhã desta segunda feira o sentimento pascal.

O momento foi aberto com uma oração ecumênica que uniu católicos, espíritas e protestantes em um uníssono de fé e cristandade. A professora Dôra falou dos valores que estão postos na mensagem pascal do Cristo. Ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em equipe e exaltou os valores que são construídos ao longo da vida tais como: comunhão de propósitos e harmonia que necessitam ser cultuados a cada dia.

Rosilene Cardoso propôs que cada um dos presentes olhasse nos olhos dos companheiros e buscasse internalizar o que cada um tem de melhor esquecendo os defeitos.

O momento ecumênico também serviu para celebrar a passagem do aniversário de Dôra, ocorrido no ultimo dia 23, além de pedir ao Mestre e modelo de vida Jesus pela saúde de Vera Costa que encontra-se adoentada e de Liduína de Sá Leitão que passará por uma cirurgia nesta terça feira.

Francisco Costa exaltou o papel de Jesus como educador e conclamou a que todos possam ser educadores do exemplo assim como Jesus o foi e é.

Após o momento ecumênico os servidores partilharam em clima de harmonia uma farta mesa enquanto todos renovaram seus votos de amor e harmonia no ambiente de trabalho. 

Veja, abaixo, alguns cliques da festa pascal da 11ª DIREC.
 



















Feira de Ciências 2016 tem formação inicial nesta quarta feira


Com o propósito de ofertar aos professores que orientarão projetos na feira de ciências 2016, no âmbito da 11ª DIREC, acontecerá nesta quarta feira, dia 30 de março de 2016, uma formação com uma equipe técnica da UFERSA – Universidade Federal do semi árido potiguar.
A formação ofertará uma reciclagem aos professores sobre o que é métodos de pesquisa, mecanismos de pesquisa, formatação da tempestade de ideias, procedimentos para a construção de projetos etc.

Nesta quarta feira, a formação acontecerá na cidade de Triunfo Potiguar na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra e terá inicio as 8 horas da manhã se estendendo até o meio dia. Para este encontro estão convocados todos os professores das escolas do estado que lecionam os oitavos e nonos anos do ensino fundamental e todos os professores do ensino médio nas cidades de Paraú, Triunfo Potiguar e Campo Grande.

Igual formação acontecerá na sexta feira, dia 01 de abril de 2016, com inicio as 8 horas e igualmente se estendendo até o meio dia. A formação do dia 01 será destinada aos professores de 8ºs e 9ºs anos além de todos os professores do ensino médio das escolas sediadas nas cidades de Assu, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, São Rafael e nas comunidades rurais de Pataxó e Arapuá.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa é tema de encontro no Manoel Montenegro

Aproveitando o período pascal celebrado pela Igreja Católica, a Escola Estadual Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assu, realizou na manhã desta quarta feira um encontro dos alunos com os seminaristas Rodrigo e Adson.




O encontro que aconteceu nas dependências da escola levou informações sobre temas como religiosidade, construção de valores, atitudes dos alunos frente à convivência social  pautado nos ensinamentos de Jesus Cristo.

A atividade foi bem recebida pelos estudantes que puderam fazer perguntas e reviver o simbolo maior da cristandade católica que é o ressurgir de Jesus na festa pascal.





Escola Ovídio Montenegro realiza encontro com os pais


A Escola Estadual Ovídio Montenegro em Ipanguaçu realizou esta semana a primeira reunião de pais e mestres da unidade educacional.

Segundo o gestor da escola, professor José Maria, o objetivo é trazer os pais para bem mais próximo do trabalho escolar e poder compartilhar dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos de maneira coletiva e fomentadora de novas realidades sociais.

Outros encontros estarão acontecendo ao longo do ano letivo sempre no propósito que a relação família escola possa estar cada vez mais fortalecida.



Escola Manoel de Melo Montenegro promove incentivo à leitura


Com a proposta de tornar o alunado cada vez mais proficiente na leitura de modo geral a Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, na cidade de Ipanguaçu, vem realizando ações que motivem os estudantes a frequentarem cada vez a biblioteca Maria Eugenia Montenegro.

Uma dessas ações é o Clube de Leitura que objetiva fazer com que os estudantes da escola possam além pegar livros para seu deleite partilhar essas leituras com outros alunos motivando-os assim a também se integrarem no universo da leitura.




PIP leva palestras de orientação vocacional ao Maria da Glória


A Escola Estadual Maria da Glória, localizada na comunidade de Pataxó – Ipanguaçu realizou esta semana um ciclo de palestras a cerca das profissões. 

Programadas para serem 10 encontros ao longo do ano letivo, os encontros tem por objetivo possibilitar ao aluno conhecer o mercado de trabalho, as principais dificuldades, os avanços, o contexto de atuação de cada profissão.

A ação faz parte do Programa de Intervenção Pedagógica implantado na escola com vistas a permitir que os estuantes matriculados naquela unidade educacional possam receber orientações que contribuam para a definição de suas futuras carreiras.

Nesta semana, a escola recebeu a médica Zoraide de Sá Leitão Pinheiro que mostrou em uma palestra o que é ser médico, contribuindo assim para que os estudantes possam ter visão do exercício da medicina a partir de visão de um profissional da área.

terça-feira, 22 de março de 2016

Quaresma é tema de palestra na Escola João Tertulino


A escola estadual João Tertulino Lopes, na cidade de Itajá, realizou na manhã de hoje uma palestra da qual participaram alunos, professores gestores e demais pessoas envolvidas na escola. 


Com o tema “O que é a quaresma para você?” a escola discutiu a religiosidade e a construção de valores moriais com seus alunos orientando-os para a harmônica conveniência em sociedade.

Tendo o pátio da escola como cenário, a atividade suscitou questionamentos e reflexões nos estudantes que avaliaram positivamente a ação da gestão da escola em trazer o tema para discussão nesta semana em que o mundo cristão celebra a semana santa.

Estudantes do Alcides Wanderley fazem tempestade de ideias para feira de ciências 2016



Os estudantes da Escola Estadual Alcides Wanderley da cidade de Carnaubais, realizaram na tarde de ontem a primeira tempestade de ideias visando a realização da Feira de Ciência 2016.

O coordenador do evento na 11ª DIREC, Prof. Francisco Costa, esteve presente à escola e realizou a sensibilização de estudantes e professores para a realização deste evento que tem por objetivo suscitar o envolvimento do alunado no processo de descoberta cientifica através de ações empíricas de construção de conhecimentos. A sensibilização também aconteceu com os estudantes do turno noturno com os professores da escola, sob a coordenação da articuladora da feira Raila Morais.





A Professora Raila Morais, articuladora da feira na EE Alcides Wanderley informou que este ano a escola se propõe a buscar o envolvimento de todos os estudantes na realização do evento e, nesse sentido, todos os professores já se propuseram a dar sua contribuição para que a escola possa brilhar na edição 2016 da Feira de Ciência. 


Na edição 2015, a EE Alcides Wanderley conseguiu levar para a Feira Estadual, realizada na UFERSA, dois projetos de alta envergadura social. Um que tratava da produção de hortaliças tendo por base hídrica o hidrogel e outro no qual os alunos desenvolveram uma perna mecânica articulada. 

Governo do Estado decreta ponto facultativo nesta quinta feira


O Governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, decretou ponto facultativo para todos os servidores da administração direta e indireta do estado nesta quinta feira, dia 24/03/2016.
Funcionarão os serviços essenciais como saúde e segurança. 
Na sexta é feriado nacional da Paixão de Cristo.

quarta-feira, 16 de março de 2016

NOTA DE PESAR


A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC, por seu diretor, Professor Luiz Carlos da Silva e todo o corpo técnico, emite nota de pesar pelo falecimento, extemporâneo, do estudante João Victor, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, ocorrido na manhã desta quarta feira , 16 de março de 2016, ao mesmo tempo que se solidariza com os familiares, amigos e à escola, por tão irreparável perda.

Escola Ovidio Montenegro abre o projeto Cidadania e Valores

Com a proposta de estimular as boas práticas sociais, a Escola Estadual Ovídio Montenegro, na cidade de Ipanguaçu, realizou na manhã de hoje a abertura do Projeto Cidadania e Valores. 

O evento contou com a participação de membros do
Conselho Tutelar da cidade de  Ipanguaçu que proferiu uma palestra aos estudantes, professores, gestores, apoio pedagógico e comunidade em geral sobre os Diretos e Deveres da criança e do adolescente.
 
Segundo informações oriundas da escola, o projeto se estenderá por todo o primeiro bimestre e contará com uma gana de atividades dentro e fora da sala de aula. 
Essa atividades envolverão, entre outras coisas, ciclo de palestras, vistas a instituições sediados no município.









Alunos de Paraú participam de entrevista em rede nacional durante a FEBRACE


Os estudantes, DANIEL LUCAS ALBINO XAVIER, JAIDSON RODRIGUES PIMENTA PEIXOTO e o professor FRANCISCO ADALBERTO LOPES da Escola Estadual Silvestre Veras, de Paraú, que estão participando da FEBRACE – Feira de Ciências e Engenharia que está se desenvolvendo na cidade de São Paulo participaram no dia de ontem (15/03/2016) de uma entrada ao vivo na programação da TV Brasil em rede nacional. 
 
Os estudantes potiguares também gravaram uma rápida participação para a Rede Globo. Essa gravação, possivelmente, será exibida no Jornal Nacional de hoje, Quarta feira.

 
Os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar ao Brasil, e ao mundo, o projeto por eles desenvolvido que busca reduzir ao máximo os acidentes de trânsito causados por embriaguez. 

O projeto que recebeu o título de DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE consiste na implantação de um sensor no carro. Este dispositivo “percebe” a existência de teor alcoólico dentro do automóvel e bloqueia o acesso do condutor “a ignição.
 
Os níveis alcoólicos são programáveis e até que os níveis aceitáveis sejam atingidos um condutor não conseguirá ligar o veículo. 
 Os estudantes da escola circunscrita à 11ª DIREC estão participando da Feira de Ciências e Engenharia na capital paulista graças ao apoio financeiro da SEEC que custeou passagens e hospedagem para os dois estudantes e o professor.