terça-feira, 1 de novembro de 2016

11ª DIREC PARTICPA DA FEIRA ESTADUAL DE CIENCIAS DA UFERSA


        Estudantes e professores da 11ª DIREC participaram da VI Feira de Ciências, em âmbito estadual, na Universidade Federal do Semiárido Potiguar UFERSA.
        Para esta etapa, foram selecionados na Feira regional um total de 20 projetos, envolvendo estudantes e professores do Ensino médio e ensino fundamental.
        Na Feira Estadual, ocorrida nos dia 19, 20 e 21 de Outubro, receberam premiações diversos projetos de escolas sediadas à 11ª DIREC. 
        Na categoria Feira das DIRECs, foram premiados para estarem na II FECITEC em Natal os seguintes projetos:
Avaliação da ação inseticida do extrato do velame (crótonheliotropiifolius) no combate do barbeiro (trypanosoma cruzi) da E.E. Silvestre Veras Barbosa do município de Paraú. os estudantes premiados são: Nazca Matias Barbosa, Maria Lorena Aquino silva, Walson Nathan Fernandes Peixoto e o professor Francisco Adalberto Lopes.

“ASAS”- Alerta Sensorial Ante-Sono da E.E. Silvestre Veras Barbosa do município de Para. Os estudantes premiados são: Denilson Eduardo Silva Dantas, Rick Daniel Rocha dos Santos, Pedro Silas Cazuza de Oliveira sob a  orientação do professor  José Amilton de Oliveira. 

Também foi premiado, em primeiro lugar o projeto: Produção de álcool a partir de fermentação do caldo originado da coroa-de-frade (melocactus zehnters)  da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais.

Os estudantes que conduziram o projeto
foram: Jardenilson Almeida Da Silva Junior,Claelson Oliveira Mancio Filho, Aluízio Dias de Lacerda Neto com a orientação do professor Romário Felipe da Fonseca.

Na categoria Destaque, os projetos premiados foram:  
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA RESIDUAL: sistema de tratamento para água proveniente da rede doméstica da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais
Cíntia Raquel Ferreira de Melo, Diaene Joaquina dos Santos Silva, Amonielly Sousa de Melo com o professor Romário Felipe da Fonseca.

ECLOMAR: NOVA FONTE DE ENERGIA  da E.E. Juscelino Kubitschek do município de  Assú dos estudantes Anderson Bruno Avelino da Silva, Luíz Augusto dos Santos e da professora Udsoneide Castro Silva Bezerra.

SISND – Semáforo Inteligente: Sistema de notificações dinâmicas da E.E. Juscelino Kubitschek do município de Assú tendo como professor orientador Udsoneide Castro Silva Bezerra e os autores são: Kalielson Matheus  de Souza, Paulo Vitor Figueiredo de Medeiros, Kleiton Daniel da Silva Lourenço.

Dispositivo Sensorial De Segurança no Trânsito – D2ST da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais. Os estudantes participantes deste projeto foram: João Neto Dantas Bezerra, Alessandro Anízio Ribeiro Alencastro, Lairton dos Santos Xavier Junior. O professor que orientou o projeto foi Romário Felipe da Fonseca,

Cola do Umbu: Desenvolvimento de um adesivo a partir da resina da casca do Umbuzeiro da E.E. João Manoel Pessoa Lopes do município de  Itajá. A orientadora foi Kecya Monique Lopes de Figueredo e os autores do projeto foram os estudantes Maria Joedna Santos da Silva, Maria Luiza da Cunha da Silva, Ryckson Rylmar Ferreira da Silva.
Outra premiação de grande relevância foi o Premio PROFESSOR NOTA 10 que foi alcançado pela Professora Udsoneide Castro Bezerra da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck. A premiação é dada aos professores que alcançam destaque no desenvolvimento do conhecimento dos alunos. A professora assuense concorreu com professores de outras 5 DIREC alcançando a pontuação máxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário