terça-feira, 1 de novembro de 2016

Eleição direta para direção de escolas da rede estadual está em andamento



Foi deflagrado desde o último dia 28 de setembro, o processo eleitoral nas escolas estaduais ligadas a 11ª DIREC.
De acordo com a Técnica Inês Almeida, o cronograma teve inicio com um Curso de Gestão Escolar direcionado para servidores estaduais que tivessem interesse em participar do processo seletivo de  gestores escolares.
Entre os dias 18 e 27 de Outubro ocorreu a instalação da comissões eleitorais escolares que gerencia o processo em cada unidade educacional. Na sequencia, de 27 de outubro até o dia 13 de novembro está em curso o processo de registro de candidaturas nas escolas.
Servidores, estudantes e comunidade escolar tem o prazo de 27 de outubro até 18 de novembro para impetrar recursos contra chapas registradas, devendo para isso, faze uma fundamentação jurídica que ateste os motivos para tal impugnação.
Os candidatos, devidamente registrados terão o prazo composto entre os dias 21 e 25 de novembro para a apresentação de seus respectivos planos de trabalho para a Gestão Escolar. Essa apresentação se dará junto aos servidores, professores, apoio, administrativo etc, estudantes e pais de estudantes.
O processo eleitoral terá lugar no dia 29 de novembro em cada uma das unidades escolares da rede estadual de ensino com início as 8 horas da manhã e se estendendo até as 22 horas. O resultado será dado à conhecer para a comunidade escolar ainda neste mesmo dia.
Para Inês Almeida, este é um processo que reforça o processo democrático nas escolas, uma vez que, é a própria comunidade escolar a fazer a escolha de seus gestores e, dessa forma, abandonando as arcaicas práticas do comissionamento político da gestão escolar. A técnica responsável pela pasta se disse satisfeita e esperançosa de que este processo cada vez mais se consolide nas escolas reafirmando o propósito maior da educação de ser libertária e emancipadora da classe estudantil. Segundo ela, o processo permite que a sociedade possa cada vez mais crescer na direção de uma sociedade que seja justa e igualitária e para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário