quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Educação Especial tem dia de desporto na 11ª DIREC

           
       Ocorreu no dia de ontem, (09/11/2016), nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, o primeiro seminário de Educação Especial e Desporto da 11ª DIREC.

       Participaram o evento professores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e da rede municipal de Assu e professores da área de educação física além de alguns poucos gestores das unidades educacionais. Estudantes da UERN também se fizeram presentes e acompanharam, e participaram das discussões que se desenrolaram durante o seminário.

           O evento foi aberto às 8 horas da manhã com a fala do Diretor da 11ª DIREC, Prof. Tulio César que destacou a importância das duas áreas para a rede estadual de ensino. Em seguida fez uso da palavra a Secretária de Educação do município de Assu, Professora Ana Juralice, que ressaltou os avanços que a educação especial e os esportes promovem no desenvolvimento dos estudantes e ressaltou o trabalho que o município vem realizando nestas duas áreas.

           A Professora Edilayne Cristina Cavalcante fez uso da palavra representando o subcoordenador da SUESP, Professor Jorian Medeiros. Em sua fala, a educadora destacou que significativos avanços estão sendo conquistados n educação especial e que alinhar esta com o desporto abe novas perspectivas de desenvolvimento dos estudantes.

            A presidente da APAE/Assu, Sra. Euzélia Barros, ao fazer uso da palavra, ressaltou o trabalho e a parceria que acontece no âmbito de abrangência da instituição que atende pessoas com deficiências.

            Após a solenidade de abertura, a técnica da SUESP, Edilayne Cavalcante fez uma exposição sobre o tema: Atendimento Especializado: Entre o REAL e o IDEAL.  Durante sua exposição a professora destacou as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas para efetuar o atendimento especializado a estudantes com deficiências e apontou possíveis caminhos de ação para que esta parte do processo educacional possa continuar atendendo a seus objetivos que é o de prover educação de qualidade, igualitária com respeito às diferenças.

           Na sequência, foram apresentados relatos de experiências dos profissionais de educação que trabalham com as salas de recursos multifuncionais no âmbito da 11ª DIREC.

           Os professores apresentaram os significativos avanços que estão sendo produzidos nas escolas  e os relatos mexeu emocionalmente com os presentes, levando alguns deles às lágrimas.

           No período da tarde, a APAE fez sua apresentação de experiências e o evento teve sequencia coma fala do secretário de Esportes do Rio Grande do Norte, Professor Francisco Canindé de França que apresentou um breve balanço das ações desportivas que estão acontecendo no âmbito da SEEL.

         Em seguida, o professor Tibério Marimbondo comandou uma oficina temática demostrando a prática do paradesporto como forma de inclusão social de estudantes com deficiências. Ele fez um resgate histórico da área, apontou avanços e conquistas e desafios a serem enfrentados e desenvolveu uma atividade prática com alguns dos professores presentes.  

O evento foi pensado e desenvolvido pelas técnicas da 11ª DIREC Vera Costa no âmbito da Educação Especial e Nalva Paula monteiro no campo da Educação Física e recebeu apoio de todos os setores da autarquia gerencial da educação estadual no vale do Açu.

Veja agora, alguns momentos do evento.
            












Nenhum comentário:

Postar um comentário