segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Escolas da rede estadual terão eleições diretas neste dia 29/11.



Como parte do processo de democratização do ensino, terá lugar nesta terça feira, dia 29/11/2016, o processo eleitoral em cada uma das 17 escolas da rede estadual de ensino circunscritas à 11ª DIREC. Excetua-se duas unidades educacionais que não realizarão processo eleitoral nesta data. São elas a Escola Estadual Luis Gondim em Paraú e a Escola Estadual Maria da Gloria na comunidade de Pataxó.
Esse processo foi deflagrado em  Setembro quando os então possíveis candidatos foram convidados a realizar um curso ofertado pela Secretaria de Estado da Educação. Após a realização da necessária formação foi efetivado o processo de constituição das comissões eleitorais em cada escola participante do processo.
O registro de candidaturas ocorreu no período de 27 de outubro até o dia 13 de novembro e em seguida foi aberto prazo para impugnações das candidaturas lançadas.
Entre os dias 14 a 18 de novembro ocorreu o processo de homologação das candidaturas e foi aberto o momento áureo do processo quando os candidatos foram a campo apresentar suas propostas de trabalho para o segmentos votantes  de professores, estudantes, servidores e representantes dos pais.
O dia D ocorre nesta terça com o processo eleitoral através de urna eletrônica nas escolas.
Os candidatos a Diretores e Vice diretores no âmbito da 11ª DIREC são:
EE Juscelino Kubitscheck –
Chpa 1- Marivan Almeida  e Liana Carla
Chapa 2: Walderedo de Melo e Josué Figueiredo

EE Estadual Manoel Pessoa Montenegro
Chapa 1 Simone Via e Athos Marcos
Chapa 2: Maria Zeta

EE Marcos Alberto de Sá Leitão
Chapa 1: José Amilton e Elicardna

EE Poeta Renato Caldas
Chapa 1: Fabiola Diógenes e Maria do Rosário

EE José Correia
Chapa 1: Wilza Maria Cabral

EE Ana Maria Vieira
Chapa 1 : Jean Carlos e Lucila Almeida

EE Adrião de Melo
Chapa 1: Antonio Liberato Junior

EE Alcides Wanderley
Chapa 1: Luis Lucas e Cicero Macedo

EE Adalgisa Emidia da Costa
Chapa 1: Josélia Coringa e Maria da Conceição

EE Ovidio Montenegro
Chapa 1: Luis Antonio e Iracema Gomes

EE João Francisco
Chapa 1: Patrícia Régia e Janildo Sobrinho

EE Manoel de Melo Montenegro
Chapa 1: Thaysa Silva e Francisco Neto
Chapa 2: Ailton França

EE João Manoel Pessoa
Chapa 1: Alexandre Lopes e João Batista Brito

EE João Tertulino
Chapa 1 Conceição Lopes e Carmelita Pessoa

EE Silvestre Veras
Chapa 1: Gilson Galdino e Ana Cristina

EE Claudeci Pinheiro
Chapa 1: Elineide Cunha e Railson Barro
Chapa 2 Antonio Francinaldo e Alcilene Lopes

EE Felipe Guerra
Chapa 1  Joana Darc Esteves e Janicleide Tavares





segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Lançada a segunda edição do Jornal InclusAção

      
  
          Foi lançado na última semana, nas dependências do Cine Teatro Pedro Amorim, a segunda edição do Jornal InclusAção destinado a dar conhecimento à comunidade das ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da educação especial nas escolas da rede estadual de ensino na área de atuação da 11ª DIREC.
        O informativo trás, em sua segunda edição, um vasto material informativo sobre a comunidade surda em Assu, destacando em seu editorial os avanços que o público surdo da região tem conquistado, inclusive coma criação da ASA – Associação de Surdos do Assu.
        O informativo também destaca as comemorações do dia do surdo que teve lugar no dia 26 de setembro com a realização de um pit stop e panfletagem na Avenida Senador João Câmara.
        O jornal InclusAção também trás, nesta edição, a informação da constituição e um curso de LIBRAS na EE JK e uma matéria que busca informar sobre o autismo. Em sua terceira página, o Jornal InclusAção apresenta uma entrevista com o surdo Paulo Roberto que é o atual presidente da ASA.
        O informativo igualmente abre espaço para a cultura ao falar das oficinas de pintura e do projeto aniversário do Assu que se desenvolveram na EEJK além de um espaço poético com o poema “Sobre o surdo e sua língua” de autoria de Regensburg.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Educação Especial tem dia de desporto na 11ª DIREC

           
       Ocorreu no dia de ontem, (09/11/2016), nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, o primeiro seminário de Educação Especial e Desporto da 11ª DIREC.

       Participaram o evento professores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e da rede municipal de Assu e professores da área de educação física além de alguns poucos gestores das unidades educacionais. Estudantes da UERN também se fizeram presentes e acompanharam, e participaram das discussões que se desenrolaram durante o seminário.

           O evento foi aberto às 8 horas da manhã com a fala do Diretor da 11ª DIREC, Prof. Tulio César que destacou a importância das duas áreas para a rede estadual de ensino. Em seguida fez uso da palavra a Secretária de Educação do município de Assu, Professora Ana Juralice, que ressaltou os avanços que a educação especial e os esportes promovem no desenvolvimento dos estudantes e ressaltou o trabalho que o município vem realizando nestas duas áreas.

           A Professora Edilayne Cristina Cavalcante fez uso da palavra representando o subcoordenador da SUESP, Professor Jorian Medeiros. Em sua fala, a educadora destacou que significativos avanços estão sendo conquistados n educação especial e que alinhar esta com o desporto abe novas perspectivas de desenvolvimento dos estudantes.

            A presidente da APAE/Assu, Sra. Euzélia Barros, ao fazer uso da palavra, ressaltou o trabalho e a parceria que acontece no âmbito de abrangência da instituição que atende pessoas com deficiências.

            Após a solenidade de abertura, a técnica da SUESP, Edilayne Cavalcante fez uma exposição sobre o tema: Atendimento Especializado: Entre o REAL e o IDEAL.  Durante sua exposição a professora destacou as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas para efetuar o atendimento especializado a estudantes com deficiências e apontou possíveis caminhos de ação para que esta parte do processo educacional possa continuar atendendo a seus objetivos que é o de prover educação de qualidade, igualitária com respeito às diferenças.

           Na sequência, foram apresentados relatos de experiências dos profissionais de educação que trabalham com as salas de recursos multifuncionais no âmbito da 11ª DIREC.

           Os professores apresentaram os significativos avanços que estão sendo produzidos nas escolas  e os relatos mexeu emocionalmente com os presentes, levando alguns deles às lágrimas.

           No período da tarde, a APAE fez sua apresentação de experiências e o evento teve sequencia coma fala do secretário de Esportes do Rio Grande do Norte, Professor Francisco Canindé de França que apresentou um breve balanço das ações desportivas que estão acontecendo no âmbito da SEEL.

         Em seguida, o professor Tibério Marimbondo comandou uma oficina temática demostrando a prática do paradesporto como forma de inclusão social de estudantes com deficiências. Ele fez um resgate histórico da área, apontou avanços e conquistas e desafios a serem enfrentados e desenvolveu uma atividade prática com alguns dos professores presentes.  

O evento foi pensado e desenvolvido pelas técnicas da 11ª DIREC Vera Costa no âmbito da Educação Especial e Nalva Paula monteiro no campo da Educação Física e recebeu apoio de todos os setores da autarquia gerencial da educação estadual no vale do Açu.

Veja agora, alguns momentos do evento.
            












quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Educação Especial realizará seminário

    
       A Coordenação de Educação Especial em parceria com a Coordenação de Educação Física realizará, em conjunto, no próximo dia 09 de novembro de 2016 um seminário que discutirá, entre outros temas, o atendimento educacional especializado. O tema geral do encontro será: O atendimento educacional Especializado: um desafio entre o ideal e o real na perspectiva da inclusão social pela prática do esporte e do lazer. 

      De acordo com a técnica coordenadora da Educação Especial no âmbito da 11 DIREC, Vera Costa, o encontro é destinado aos gestores, coordenadores pedagógicos, suporte pedagógico, professores de educação física e demais pessoas ligadas à área da educação especial e do esporte. 

      Para este evento, também estará participando a rede municipal de ensino da cidade do Assu, através dos gestores de escolas e pessoal de suporte pedagógico além dos profissionais ligados a Educação Física. 

      Para Nalva Paula, coordenadora de educação física na autarquia educacional (11 DIRED) permitirá que os envolvidos no processo educacional discutam o processo de inclusão social em uma perspectiva também desportiva.

      O Seminário acontecerá das 7 da manhã até as 16.30 horas, com intervalo para o almoço nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, em Assu.

Candidatos a gestorese escolares recebem capacitação na 11 DIREC

 Com o objetivo de prover uma formação inicial, os candidatos a gestores das escolas da rede estadual de ensino, o âmbito da 11 DIREC receberam na manhã desta quinta feira (03/11/2016) uma capacitação pertinente a área de gerenciamento educacional escolar. 

 
De acordo com a Técnica responsável pela pasta Inês Almeida, a formação visa dotar os futuros gestores de informações preliminares do processo gerencial das escolas e permitir que os novos gestores, a serem eleitos no próximo dia 29 de novembro, possam ter uma visão mais ampliada do que seja a gestão de uma uniudade escolar. 

 
Participaram do encontro professores representantes de todas as 19 escolas que compõem a 11 DIREC. 

O encontro formativo ocorreu no auditório da 11 DIREC e também  contou com a participação da técnica Vera Rodrigues.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Eleição direta para direção de escolas da rede estadual está em andamento



Foi deflagrado desde o último dia 28 de setembro, o processo eleitoral nas escolas estaduais ligadas a 11ª DIREC.
De acordo com a Técnica Inês Almeida, o cronograma teve inicio com um Curso de Gestão Escolar direcionado para servidores estaduais que tivessem interesse em participar do processo seletivo de  gestores escolares.
Entre os dias 18 e 27 de Outubro ocorreu a instalação da comissões eleitorais escolares que gerencia o processo em cada unidade educacional. Na sequencia, de 27 de outubro até o dia 13 de novembro está em curso o processo de registro de candidaturas nas escolas.
Servidores, estudantes e comunidade escolar tem o prazo de 27 de outubro até 18 de novembro para impetrar recursos contra chapas registradas, devendo para isso, faze uma fundamentação jurídica que ateste os motivos para tal impugnação.
Os candidatos, devidamente registrados terão o prazo composto entre os dias 21 e 25 de novembro para a apresentação de seus respectivos planos de trabalho para a Gestão Escolar. Essa apresentação se dará junto aos servidores, professores, apoio, administrativo etc, estudantes e pais de estudantes.
O processo eleitoral terá lugar no dia 29 de novembro em cada uma das unidades escolares da rede estadual de ensino com início as 8 horas da manhã e se estendendo até as 22 horas. O resultado será dado à conhecer para a comunidade escolar ainda neste mesmo dia.
Para Inês Almeida, este é um processo que reforça o processo democrático nas escolas, uma vez que, é a própria comunidade escolar a fazer a escolha de seus gestores e, dessa forma, abandonando as arcaicas práticas do comissionamento político da gestão escolar. A técnica responsável pela pasta se disse satisfeita e esperançosa de que este processo cada vez mais se consolide nas escolas reafirmando o propósito maior da educação de ser libertária e emancipadora da classe estudantil. Segundo ela, o processo permite que a sociedade possa cada vez mais crescer na direção de uma sociedade que seja justa e igualitária e para todos.

11ª DIREC PARTICPA DA FEIRA ESTADUAL DE CIENCIAS DA UFERSA


        Estudantes e professores da 11ª DIREC participaram da VI Feira de Ciências, em âmbito estadual, na Universidade Federal do Semiárido Potiguar UFERSA.
        Para esta etapa, foram selecionados na Feira regional um total de 20 projetos, envolvendo estudantes e professores do Ensino médio e ensino fundamental.
        Na Feira Estadual, ocorrida nos dia 19, 20 e 21 de Outubro, receberam premiações diversos projetos de escolas sediadas à 11ª DIREC. 
        Na categoria Feira das DIRECs, foram premiados para estarem na II FECITEC em Natal os seguintes projetos:
Avaliação da ação inseticida do extrato do velame (crótonheliotropiifolius) no combate do barbeiro (trypanosoma cruzi) da E.E. Silvestre Veras Barbosa do município de Paraú. os estudantes premiados são: Nazca Matias Barbosa, Maria Lorena Aquino silva, Walson Nathan Fernandes Peixoto e o professor Francisco Adalberto Lopes.

“ASAS”- Alerta Sensorial Ante-Sono da E.E. Silvestre Veras Barbosa do município de Para. Os estudantes premiados são: Denilson Eduardo Silva Dantas, Rick Daniel Rocha dos Santos, Pedro Silas Cazuza de Oliveira sob a  orientação do professor  José Amilton de Oliveira. 

Também foi premiado, em primeiro lugar o projeto: Produção de álcool a partir de fermentação do caldo originado da coroa-de-frade (melocactus zehnters)  da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais.

Os estudantes que conduziram o projeto
foram: Jardenilson Almeida Da Silva Junior,Claelson Oliveira Mancio Filho, Aluízio Dias de Lacerda Neto com a orientação do professor Romário Felipe da Fonseca.

Na categoria Destaque, os projetos premiados foram:  
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA RESIDUAL: sistema de tratamento para água proveniente da rede doméstica da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais
Cíntia Raquel Ferreira de Melo, Diaene Joaquina dos Santos Silva, Amonielly Sousa de Melo com o professor Romário Felipe da Fonseca.

ECLOMAR: NOVA FONTE DE ENERGIA  da E.E. Juscelino Kubitschek do município de  Assú dos estudantes Anderson Bruno Avelino da Silva, Luíz Augusto dos Santos e da professora Udsoneide Castro Silva Bezerra.

SISND – Semáforo Inteligente: Sistema de notificações dinâmicas da E.E. Juscelino Kubitschek do município de Assú tendo como professor orientador Udsoneide Castro Silva Bezerra e os autores são: Kalielson Matheus  de Souza, Paulo Vitor Figueiredo de Medeiros, Kleiton Daniel da Silva Lourenço.

Dispositivo Sensorial De Segurança no Trânsito – D2ST da E.E. Alcides Wanderley do município de Carnaubais. Os estudantes participantes deste projeto foram: João Neto Dantas Bezerra, Alessandro Anízio Ribeiro Alencastro, Lairton dos Santos Xavier Junior. O professor que orientou o projeto foi Romário Felipe da Fonseca,

Cola do Umbu: Desenvolvimento de um adesivo a partir da resina da casca do Umbuzeiro da E.E. João Manoel Pessoa Lopes do município de  Itajá. A orientadora foi Kecya Monique Lopes de Figueredo e os autores do projeto foram os estudantes Maria Joedna Santos da Silva, Maria Luiza da Cunha da Silva, Ryckson Rylmar Ferreira da Silva.
Outra premiação de grande relevância foi o Premio PROFESSOR NOTA 10 que foi alcançado pela Professora Udsoneide Castro Bezerra da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck. A premiação é dada aos professores que alcançam destaque no desenvolvimento do conhecimento dos alunos. A professora assuense concorreu com professores de outras 5 DIREC alcançando a pontuação máxima.