sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Encontro da Educação Especial encerra atividades de 2016




Ocorreu na manhã deste dia 16 de dezembro no auditório da 11 DIREC um encontro de avaliação e planejamento de ações para 2017 da Educação Especial.

O encontro foi conduzido pela técnica pedagógico da pasta Vera Costa que abriu o encontro saudando os professores presentes e apresentando as ações e os benefícios alcançados pela pasta no decorrer do ano de 2016.

Os pressores que atuam nas salas e AEE -Atendimento Educacional especializado, apresentaram um balanço das ações desenvolvidas e avaliaram positivamente o trabalho realizado, uma vez que possibilitou a efetiva inclusão de um significativo número de estudantes com deficiências educacionais especiais no contexto social e escolar.

A técnica Vera Costa afirmou que estão na programação da pasta para o ano de 2017 uma gama de ações que visam fortalecer o trabalho desenvolvido além de possibilitar que as escolas da rede possam receber as ações da educação especial de maneira que todos os estudantes que apresentem necessidades educacionais especiais sejam plenamente atendidos no seu contexto escolar.

O encontro foi encerrado com um almoço confraternizativo entre a equipe da 11 DIREC e os profissionais que atuam na educação especial nas escolas.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Escola Estadual JK encerra Curso Básico de LIBRAS

Ocorreu na manhã de hoje, nas dependências da Escola Estadual Juscelino Kubitschek o encerramento e certificação do Curso básico de Libras coordenado pelos Professores Alcione Aquino e Vitor.

O curso, que foi realizado pelo núcleo de Educação Especial da escola foi desenvolvido ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, trouxe as noções básicas do idioma dos surdos e certificou 10 participantes entre estudantes, pais e comunidade em geral.

Na solenidade de encerramento, a 11ª DIREC foi representada pela técnica pedagógica da educação especial Vera Costa que falou sobre a importância da ação para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Segundo Alcione Aquino uma nova turma será ofertada no ano letivo de 2017.1 para a comunidade escolar como forma de possibilitar a disseminação do idioma para outras pessoas interessadas na aprendizagem desse.









Fotos do encerramento:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Encerrada a V edição dos JERNINHOS

       Encerrada a quinta edição dos Jerninhos na regional Assú. O evento envolveu escolas das redes pública e privada oferecendo modalidades esportivas para estudantes entre 7 e 10 anos de idade.

      As crianças tiveram oportunidade de participar de competições nas modalidades de natação, futsal, judô, queimada r atletismo. As competições se desenvolveram em diferentes espaços da cidade do Assú nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2016.

      As competições de futsal ocorreram no Ginásio Poliesportivo Dr. Arnóbio Abreu. As competições de Judô foram realizadas  no Educandário Nossa Senhora das Vitórias e as competições de natação foram realizadas no parque aquático do CESA.

     A coordenação do evento, representada pela Professora  Nalva Paula Monteiro, que responde pela pasta da Educação Física na 11ª DIREC se disse satisfeita com o evento e agradeceu a todos os envolvidos, escolas, pais, estudantes e parceiros pela realização da V Edição dos JERNINHOS da regional Assú.

Veja agora alguns momentos do evento

     
















quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Calendário das Feiras do Projeto Despertar



O mês de dezembro é intenso em todos os sentidos, inclusive na apresentação de resultados de ações educacionais que se desenvolvem ao longo do ano nas escolas ligadas à 11ª DIREC.

O projeto DESPERTAR é uma dessas iniciativas que busca estimular no estudante o protagonismo de sua própria história. Implantado em diversas escolas da circunscrição da 11ª Direc, o projeto tem ao longo dos últimos anos apresentado resultados animadores e satisfatórios, pois tem possibilitado que estudantes descubram suas potencialidades e façam delas uma alternativa produtiva em suas vidas.

As feiras do DESPERTAR, nas escolas da região apresentaram para 2016, o seguinte calendário:

A Escola Estadual Professor Claudeci Pinheiro Torres realizou 11ª Edição da Feira do Jovem Empreendedor no dia 24/11/2016 na na sede da escola e obteve resultados positivos dada a participação popular.

Também a Escola Estadual Maria da Glória realizou  sua Feira do Jovem Empreendedor no dia 04/11/2016. O espaço da escola foi o palco para a realização da feira que teve uma efetiva participação da comunidade de Pataxó na atividade desenvolvida pelos estudantes.

                                                      Já a escola Escola Estadual Adrião de Melo realizou sua feira em  23 de novembro/2016, também na sede da escola. Um significativo número de alunos conseguiu concluir com louvor o curso ofertado.
Neste dia 02 de dezembro será a vez a Escola Estadual João Manoel Pessoa, da cidade de Itajá a realizar a Feira do Jovem Empreendedor. O evento, que como tradicionalmente acontece, é de grande porte e acontecerá na praça de eventos Argemiro Lopes no centro daquela cidade.

Uma reunião ocorrida na manhã desta quinta feira entre as equipes das escolas que ainda vao realizar a Feira do Projeto Despertar e a coordenadora Rosilene Cardoso, ultimou os preparativos para os áureos momentos que o estudantes viverão em suas atividades empreendedoras.

Parabéns a todos.


ELEIÇÕES DEMOCRATICAS PARA DIRETORES DAS ESCOLAS EM FOTOS


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Escolas da rede estadual terão eleições diretas neste dia 29/11.



Como parte do processo de democratização do ensino, terá lugar nesta terça feira, dia 29/11/2016, o processo eleitoral em cada uma das 17 escolas da rede estadual de ensino circunscritas à 11ª DIREC. Excetua-se duas unidades educacionais que não realizarão processo eleitoral nesta data. São elas a Escola Estadual Luis Gondim em Paraú e a Escola Estadual Maria da Gloria na comunidade de Pataxó.
Esse processo foi deflagrado em  Setembro quando os então possíveis candidatos foram convidados a realizar um curso ofertado pela Secretaria de Estado da Educação. Após a realização da necessária formação foi efetivado o processo de constituição das comissões eleitorais em cada escola participante do processo.
O registro de candidaturas ocorreu no período de 27 de outubro até o dia 13 de novembro e em seguida foi aberto prazo para impugnações das candidaturas lançadas.
Entre os dias 14 a 18 de novembro ocorreu o processo de homologação das candidaturas e foi aberto o momento áureo do processo quando os candidatos foram a campo apresentar suas propostas de trabalho para o segmentos votantes  de professores, estudantes, servidores e representantes dos pais.
O dia D ocorre nesta terça com o processo eleitoral através de urna eletrônica nas escolas.
Os candidatos a Diretores e Vice diretores no âmbito da 11ª DIREC são:
EE Juscelino Kubitscheck –
Chpa 1- Marivan Almeida  e Liana Carla
Chapa 2: Walderedo de Melo e Josué Figueiredo

EE Estadual Manoel Pessoa Montenegro
Chapa 1 Simone Via e Athos Marcos
Chapa 2: Maria Zeta

EE Marcos Alberto de Sá Leitão
Chapa 1: José Amilton e Elicardna

EE Poeta Renato Caldas
Chapa 1: Fabiola Diógenes e Maria do Rosário

EE José Correia
Chapa 1: Wilza Maria Cabral

EE Ana Maria Vieira
Chapa 1 : Jean Carlos e Lucila Almeida

EE Adrião de Melo
Chapa 1: Antonio Liberato Junior

EE Alcides Wanderley
Chapa 1: Luis Lucas e Cicero Macedo

EE Adalgisa Emidia da Costa
Chapa 1: Josélia Coringa e Maria da Conceição

EE Ovidio Montenegro
Chapa 1: Luis Antonio e Iracema Gomes

EE João Francisco
Chapa 1: Patrícia Régia e Janildo Sobrinho

EE Manoel de Melo Montenegro
Chapa 1: Thaysa Silva e Francisco Neto
Chapa 2: Ailton França

EE João Manoel Pessoa
Chapa 1: Alexandre Lopes e João Batista Brito

EE João Tertulino
Chapa 1 Conceição Lopes e Carmelita Pessoa

EE Silvestre Veras
Chapa 1: Gilson Galdino e Ana Cristina

EE Claudeci Pinheiro
Chapa 1: Elineide Cunha e Railson Barro
Chapa 2 Antonio Francinaldo e Alcilene Lopes

EE Felipe Guerra
Chapa 1  Joana Darc Esteves e Janicleide Tavares





segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Lançada a segunda edição do Jornal InclusAção

      
  
          Foi lançado na última semana, nas dependências do Cine Teatro Pedro Amorim, a segunda edição do Jornal InclusAção destinado a dar conhecimento à comunidade das ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da educação especial nas escolas da rede estadual de ensino na área de atuação da 11ª DIREC.
        O informativo trás, em sua segunda edição, um vasto material informativo sobre a comunidade surda em Assu, destacando em seu editorial os avanços que o público surdo da região tem conquistado, inclusive coma criação da ASA – Associação de Surdos do Assu.
        O informativo também destaca as comemorações do dia do surdo que teve lugar no dia 26 de setembro com a realização de um pit stop e panfletagem na Avenida Senador João Câmara.
        O jornal InclusAção também trás, nesta edição, a informação da constituição e um curso de LIBRAS na EE JK e uma matéria que busca informar sobre o autismo. Em sua terceira página, o Jornal InclusAção apresenta uma entrevista com o surdo Paulo Roberto que é o atual presidente da ASA.
        O informativo igualmente abre espaço para a cultura ao falar das oficinas de pintura e do projeto aniversário do Assu que se desenvolveram na EEJK além de um espaço poético com o poema “Sobre o surdo e sua língua” de autoria de Regensburg.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Educação Especial tem dia de desporto na 11ª DIREC

           
       Ocorreu no dia de ontem, (09/11/2016), nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, o primeiro seminário de Educação Especial e Desporto da 11ª DIREC.

       Participaram o evento professores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e da rede municipal de Assu e professores da área de educação física além de alguns poucos gestores das unidades educacionais. Estudantes da UERN também se fizeram presentes e acompanharam, e participaram das discussões que se desenrolaram durante o seminário.

           O evento foi aberto às 8 horas da manhã com a fala do Diretor da 11ª DIREC, Prof. Tulio César que destacou a importância das duas áreas para a rede estadual de ensino. Em seguida fez uso da palavra a Secretária de Educação do município de Assu, Professora Ana Juralice, que ressaltou os avanços que a educação especial e os esportes promovem no desenvolvimento dos estudantes e ressaltou o trabalho que o município vem realizando nestas duas áreas.

           A Professora Edilayne Cristina Cavalcante fez uso da palavra representando o subcoordenador da SUESP, Professor Jorian Medeiros. Em sua fala, a educadora destacou que significativos avanços estão sendo conquistados n educação especial e que alinhar esta com o desporto abe novas perspectivas de desenvolvimento dos estudantes.

            A presidente da APAE/Assu, Sra. Euzélia Barros, ao fazer uso da palavra, ressaltou o trabalho e a parceria que acontece no âmbito de abrangência da instituição que atende pessoas com deficiências.

            Após a solenidade de abertura, a técnica da SUESP, Edilayne Cavalcante fez uma exposição sobre o tema: Atendimento Especializado: Entre o REAL e o IDEAL.  Durante sua exposição a professora destacou as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas para efetuar o atendimento especializado a estudantes com deficiências e apontou possíveis caminhos de ação para que esta parte do processo educacional possa continuar atendendo a seus objetivos que é o de prover educação de qualidade, igualitária com respeito às diferenças.

           Na sequência, foram apresentados relatos de experiências dos profissionais de educação que trabalham com as salas de recursos multifuncionais no âmbito da 11ª DIREC.

           Os professores apresentaram os significativos avanços que estão sendo produzidos nas escolas  e os relatos mexeu emocionalmente com os presentes, levando alguns deles às lágrimas.

           No período da tarde, a APAE fez sua apresentação de experiências e o evento teve sequencia coma fala do secretário de Esportes do Rio Grande do Norte, Professor Francisco Canindé de França que apresentou um breve balanço das ações desportivas que estão acontecendo no âmbito da SEEL.

         Em seguida, o professor Tibério Marimbondo comandou uma oficina temática demostrando a prática do paradesporto como forma de inclusão social de estudantes com deficiências. Ele fez um resgate histórico da área, apontou avanços e conquistas e desafios a serem enfrentados e desenvolveu uma atividade prática com alguns dos professores presentes.  

O evento foi pensado e desenvolvido pelas técnicas da 11ª DIREC Vera Costa no âmbito da Educação Especial e Nalva Paula monteiro no campo da Educação Física e recebeu apoio de todos os setores da autarquia gerencial da educação estadual no vale do Açu.

Veja agora, alguns momentos do evento.
            












quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Educação Especial realizará seminário

    
       A Coordenação de Educação Especial em parceria com a Coordenação de Educação Física realizará, em conjunto, no próximo dia 09 de novembro de 2016 um seminário que discutirá, entre outros temas, o atendimento educacional especializado. O tema geral do encontro será: O atendimento educacional Especializado: um desafio entre o ideal e o real na perspectiva da inclusão social pela prática do esporte e do lazer. 

      De acordo com a técnica coordenadora da Educação Especial no âmbito da 11 DIREC, Vera Costa, o encontro é destinado aos gestores, coordenadores pedagógicos, suporte pedagógico, professores de educação física e demais pessoas ligadas à área da educação especial e do esporte. 

      Para este evento, também estará participando a rede municipal de ensino da cidade do Assu, através dos gestores de escolas e pessoal de suporte pedagógico além dos profissionais ligados a Educação Física. 

      Para Nalva Paula, coordenadora de educação física na autarquia educacional (11 DIRED) permitirá que os envolvidos no processo educacional discutam o processo de inclusão social em uma perspectiva também desportiva.

      O Seminário acontecerá das 7 da manhã até as 16.30 horas, com intervalo para o almoço nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, em Assu.

Candidatos a gestorese escolares recebem capacitação na 11 DIREC

 Com o objetivo de prover uma formação inicial, os candidatos a gestores das escolas da rede estadual de ensino, o âmbito da 11 DIREC receberam na manhã desta quinta feira (03/11/2016) uma capacitação pertinente a área de gerenciamento educacional escolar. 

 
De acordo com a Técnica responsável pela pasta Inês Almeida, a formação visa dotar os futuros gestores de informações preliminares do processo gerencial das escolas e permitir que os novos gestores, a serem eleitos no próximo dia 29 de novembro, possam ter uma visão mais ampliada do que seja a gestão de uma uniudade escolar. 

 
Participaram do encontro professores representantes de todas as 19 escolas que compõem a 11 DIREC. 

O encontro formativo ocorreu no auditório da 11 DIREC e também  contou com a participação da técnica Vera Rodrigues.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Eleição direta para direção de escolas da rede estadual está em andamento



Foi deflagrado desde o último dia 28 de setembro, o processo eleitoral nas escolas estaduais ligadas a 11ª DIREC.
De acordo com a Técnica Inês Almeida, o cronograma teve inicio com um Curso de Gestão Escolar direcionado para servidores estaduais que tivessem interesse em participar do processo seletivo de  gestores escolares.
Entre os dias 18 e 27 de Outubro ocorreu a instalação da comissões eleitorais escolares que gerencia o processo em cada unidade educacional. Na sequencia, de 27 de outubro até o dia 13 de novembro está em curso o processo de registro de candidaturas nas escolas.
Servidores, estudantes e comunidade escolar tem o prazo de 27 de outubro até 18 de novembro para impetrar recursos contra chapas registradas, devendo para isso, faze uma fundamentação jurídica que ateste os motivos para tal impugnação.
Os candidatos, devidamente registrados terão o prazo composto entre os dias 21 e 25 de novembro para a apresentação de seus respectivos planos de trabalho para a Gestão Escolar. Essa apresentação se dará junto aos servidores, professores, apoio, administrativo etc, estudantes e pais de estudantes.
O processo eleitoral terá lugar no dia 29 de novembro em cada uma das unidades escolares da rede estadual de ensino com início as 8 horas da manhã e se estendendo até as 22 horas. O resultado será dado à conhecer para a comunidade escolar ainda neste mesmo dia.
Para Inês Almeida, este é um processo que reforça o processo democrático nas escolas, uma vez que, é a própria comunidade escolar a fazer a escolha de seus gestores e, dessa forma, abandonando as arcaicas práticas do comissionamento político da gestão escolar. A técnica responsável pela pasta se disse satisfeita e esperançosa de que este processo cada vez mais se consolide nas escolas reafirmando o propósito maior da educação de ser libertária e emancipadora da classe estudantil. Segundo ela, o processo permite que a sociedade possa cada vez mais crescer na direção de uma sociedade que seja justa e igualitária e para todos.