sábado, 24 de novembro de 2018

Escola JK realiza seminário de Educação Especial




A Escola Estadual Juscelino Kubitscheck, sediada em Assú, na circunscrição da 11ª DIREC, realizou nestes dias 22 e 23 de novembro, no auditório da unidade educacional, o I Seminário de Educação especial que recebeu o nome de I Seminário Interescolar de Educação Especial e Inclusiva.

O evento foi aberto na noite de quinta-feira (22/11), com um público composto por estudantes da escola, professores de diversas instituições educacionais da cidade, além de estudantes da UERN e FACESA dos cursos de pedagogia.

A abertura do I Seminário Interescolar de Educação Especial e Inclusiva foi conduzida pelo Professor Mestre Vitor Rafael do Nascimento Mendes, que em sua fala inicial, enalteceu o papel da educação como meio de inclusão dos estudantes com deficiências e sinalizou para os desafios que precisam de enfrentamento todos os dias por todos os entes que constroem a educação do país.

Também fizeram uso da palavra a professora Gerlânia, que representou a Secretaria Municipal de Educação, O professor Mestre Francisco Costa, que representou o diretor da 11ª DIREC, Prof. Túlio César, a professora Mestre Vera Costa, que, no ato, representou a Subcoordenadoria de Educação Especial da SEEC/RN, o professor Josué Figueiredo, vice-diretor do JK e a presidente do Grêmio estudantil Alexsandra Kennedy.

Após o momento de abertura, os presentes puderam acompanhar uma palestra com o professor da UERN Aldeci Fernandes que, entre outras reflexões, traçou o quadro de necessidades de se repensar a educação especial em nossa cidade.

Em seguida, o público teve a oportunidade de participar de uma sessão de apresentação de trabalhos de estudantes universitários e da própria escola que tratam de pesquisas na área da educação Especial.
A programação teve sequência na sexta feira com igual brilhantismo da noite anterior.

Ao final do evento, a coordenação, representada pelo professor Vigor Mendes e Erica Medeiros emitiram a seguinte nota de agradecimento;
NOTA DE AGRADECIMENTO: I SIESPIN


Chegamos ao fim do I Seminário Interescolar de Educação Especial e Inclusiva (I SIESPIN). No entanto, estamos no início de uma grande jornada, que nos motiva, ainda mais, a inovar e a promover a inclusão de nossos estudantes, independente de quaisquer que sejam as suas singularidades. 

O I SIESPIN é sucesso! Ao todo, tivemos 207 (duzentos e sete) pessoas inscritas, que compartilharam junto conosco, através de palestras, apresentações de trabalhos e mesa de discussão, as suas ações e atividades na perspectiva da inclusão da diversidade/diferenças e da educação especial. 

Tivemos 10 (dez) trabalhos em banners que discutiram sobre diversas temáticas, desde a comunidade LGBTI+, à comunidade com deficiências. Somos gratos a toda nossa equipe: funcionários da EEJK, EETCJC e estudantes do Grêmio Estudantil Professora Marlene Rodrigues Dantas. 

Também agradecemos às pessoas e empresas que nos apoiaram, com destaque para a Prefeitura Municipal de Açu. Finalizamos com a certeza de que em 2019 teremos mais eventos como este, que surgem e são realizados no chão de nossa escola, que terá como bandeira: EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PERDAS DE DIREITOS. Mais uma vez, muito obrigado a tod@s!


Repórter: Francisco Costa
Fotos: Organização do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário