quinta-feira, 5 de maio de 2016

11ª DIREC PRESENTE NA SENACEM 2016


A 11ª DIREC participa desde 04 de maio de 2016 do Seminário Nacional do Ensino Médio que está acontecendo na cidade de Mossoró. A autarquia gestora da educação na região do Vale do Açu está sendo representada pelas técnicas pedagógicas Rosilene Cardoso Almeida e Maria das Dores Silveira e Silva.

O encontro nacional do ensino médio é um encontro de âmbito nacional que se propõe a discutir os caminhos e desafios desta modalidade de ensino no Brasil.

O seminário que está em sua quarta edição do Seminário Nacional do Ensino Médio privilegia a temática: “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”, no intuito de favorecer a discussão em torno dos rumos que a política do ensino médio tem tomado, de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes.

Como nas três edições anteriores o evento tem como propósito constituir-se como um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras.
A quarta edição do evento tem como escopo analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio e as incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas, dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade contemporânea.

O Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as transformações teóricas e práticas que envolvem esta etapa da educação.
Deste modo, o debate será pautado levando em consideração as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola pública, principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio sobre juventudes e diversidades em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematização dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA PÚBLICA e JUVENTUDE e DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO.

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