A
11ª DIREC participa desde 04 de maio de 2016 do Seminário Nacional
do Ensino Médio que está acontecendo na cidade de Mossoró. A
autarquia gestora da educação na região do Vale do Açu está
sendo representada pelas técnicas pedagógicas Rosilene Cardoso
Almeida e Maria das Dores Silveira e Silva.
O
encontro nacional do ensino médio é um encontro de âmbito nacional
que se propõe a discutir os caminhos e desafios desta modalidade de
ensino no Brasil.
O
seminário que está em sua quarta edição do Seminário Nacional do
Ensino Médio privilegia a temática: “Ensino, juventude e
diversidade na escola pública”, no intuito de favorecer a
discussão em torno dos rumos que a política do ensino médio tem
tomado, de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em
relação a questão curricular e suas inter-relações com as
diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de
saberes.
Como
nas três edições anteriores o evento tem como propósito
constituir-se como um espaço de discussões e debates para os
pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os
professores universitários e da educação básica que atuam,
pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este
considerado lócus
privilegiado
de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de
práticas educativas inovadoras.
A
quarta edição do evento tem como escopo analisar as políticas
curriculares para o Ensino Médio e as incorporações, adaptações,
recontextualizações e traduções encontradas nas escolas, dando
ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade
contemporânea.
O
Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço de socialização
e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos
pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso
histórico, a atualidade, as percepções e as transformações
teóricas e práticas que envolvem esta etapa da educação.
Deste
modo, o debate será pautado levando em consideração as políticas
governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC)
para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola pública,
principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas
desenvolvidas nas escolas públicas
de ensino médio sobre juventudes e diversidades em todo o nordeste
brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país.
Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematização
dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes
do seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA PÚBLICA
e JUVENTUDE e DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário