terça-feira, 27 de março de 2018

Curso de LIBRAS tem aula inaugural no JK




Com mais de 250 inscritos teve lugar no teatro da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, na noite desta segunda feira (26/03/2018) a aula inaugural do Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
O Curso ofertado em duas modalidades (básico e Intermediário) é ofertado por professores da rede estadual de ensino e destina-se aos estudantes da rede, além de professores, técnicos e ao público em geral.
Para a professora Alcione Aquino, o curso dará oportunidade para que as pessoas ainda desconhecedoras desta linguagem o conhecimento que permitirá a integração e interação com a comunidade surda não apenas da cidade do Assú, mas de todo o Brasil. A professora ressaltou que a LIBRAS é na atualidade uma necessidade para cada pessoa uma vez que se detecta, cada vez mais, a necessidade de incluir social e culturalmente toda uma comunidade que a muito vinha vivendo a ausência do direito à inclusão plena na sociedade.
Para o Professor Vitor Mendes o momento é de espraiar o conhecimento deste idioma de forma que a sociedade, como um todo, esteja em um processo interativo que construa identidades sociais que assegurem direitos de maneira equânime.
Na aula inaugural a professora Vera Costa, assessora de Educação Especial da 11ª DIREC, ao fazer uso da fala, destacou a importância da realização deste curso ofertado através da SUESP/SEEC e 11ª DIREC. Para ela, o curso habilitará os participantes a descobrir um novo universo de linguagem de maneira construtiva para todos.
Quem também fez uso da palavra foi o presidente da ASA – Associação dos Surdos do Assú, Paulo Roberto que em suas palavras destacou a importância de compromisso da instituição para com o processo de inclusão da comunidade surda. Ele conclamou a todos os cursistas a não desistiram do curso. Paulo Roberto, que é surdo, foi traduzida pela interprete de LIBRAS Francislândia.
O vice diretor do JK, Professor Josué Figueiredo, em sua fala destacou a importância da inciativa da SUESP/SEEC, da 11ª DIREC e dos professores Alcione Aquino e Vitor Mendes dizendo que a JK se soma a iniciativa de ofertar um curso de LIBRAS na cidade.
O curso será ofertado em duas cargas horárias distintas. O nível básico com 60 horas aula e o nível intermediário com 180 horas aula. As turmas funcionarão as segunda e quartas nos três turnos.
Maiores informações podem ser obtidas na Escola Estadual Juscelino Kubitschek com a equipe de Educação Especial.
Veja algumas fotos do evento inaugural










Nenhum comentário:

Postar um comentário