quinta-feira, 15 de março de 2018

Alunos da Rede Estadual expõem projetos em Feira Nacional de Engenharia





Estudantes da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte estão representando o estado na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento acontece de 12 e 16 de março, na Universidade de São Paulo.

A Secretaria de Educação do RN enviou seis equipes à Febrace em 2018, tendo representações da 11ª, 12ª, 13ª e 15ª Diretorias Regionais de Ensino. O projeto ADESINA é um dos trabalhos que representam o RN na feira. Desenvolvido pelas alunas Joedna Santos, Raquel Silva e Maria Luíza, da Escola Estadual João Manoel Pessoa, situada no município de Itajá e pertencente à 11ª Direc. Com coordenação da professora Kecya Monique, o projeto ADESINA ganhou credencial pela UFERSA durante a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, fruto de parceria firmada entre a UFERSA e a SEEC, dentro do Programa Ciências para Todos no Semiárido Potiguar.

O programa trabalha com 6 Direcs e realiza as feiras escolares, regionais e a Feira de Ciências do Semiárido. Uma comissão da UFERSA seleciona seis projetos entre os trabalhos apresentados e os credencia para uma nova apresentação na FEBRACE. Desde 2011, 53 trabalhos já foram credenciados e, dos nove projetos que representam o RN na edição 2018, seis foram credenciados na última Feira de Ciências do Semiárido realizada em outubro de 2017.
“Para os alunos da rede, a parceria entre UFERSA e SEEC possibilita uma oportunidade única de desenvolver trabalhos científicos próprios, sob orientação de um professor e apresentá-los em diversas feiras, sejam da escola, das Direcs ou do Semiárido. Há sete anos selecionas trabalhos para enviar à FEBRACE e muitos deles recebem prêmios, credenciais para eventos nacionais e internacionais. Em 2017, um trabalho desenvolvido no município de Baraúna foi premiado em evento internacional. É um impacto muito grande pois os alunos voltam transformados e disseminam essa experiência que viveram na Usp para os seus colegas”, pontou Felipe Ribeiro, professor da UFERSA e coordenador da delegação do RN na feira.

“É a primeira vez que eles vêm para uma feira de conhecimento científico deste cunho, e trazê-los até aqui é um prêmio para nós. As expectativas serão muito mais significativas e isso demonstra que eles têm potencial, são capazes, e estão elevando o conceito das nossas escolas”, comentou Francisco Sormangem, diretor da 15ª Direc.

Ao todo, a delegação do Rio Grande do Norte é composta por 38 pessoas, sendo 16 alunos; 10 professores e técnicos das Direcs e da Ufersa. Além da Escola Estadual João Manoel Pessoa, também estão participando da Febrace, projetos da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck, Escola Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual Profº Hermógenes Nogueira da Costa e Escola Estadual Raimundo Gurgel.
Ciência para Todos
Fruto de parceria ente a UFERSA, UERN e SEEC, o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar vem sendo desenvolvido desde o ano de 2010. O objetivo deste programa é estimular o interesse pela ciência nos jovens de localidades remotas do sertão do semiárido. Para isto o programa envolve etapas de capacitação de professores e alunos sobre o método científico, por meio da Tecnologia social de educação “Metodologia Científica ao Alcance de Todos”- MCAT; oficinas de elaboração de projetos; acompanhamento das atividades de execução dos projetos; feira de ciências nas escolas; feira de ciências nas diretorias regionais; organização da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar e, por fim, a participação dos melhores trabalhos em Feiras de Ciências Nacionais e Internacionais. Ao todo, o programa já recebeu 2.600 participantes, capacitou 500 professores, organizou 286 feiras escolares e recebeu 40 prêmios em eventos nacionais e internacionais.
Fonte: SEEC/ASSECOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário