segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Premiação do Projeto Jovem Senador 2018 na Capital Potiguar


Na última sexta-feira, dia 14 de dezembro, aconteceu na SEEC em Natal a Premiação do Projeto Jovem Senador Edição 2018.

Na sua 11ª Edição o Programa Senado Jovem Parlamentar trouxe como tema central da redação: A Constituição Cidadã 30 anos depois.  O tema sugerido teve como objetivo principal estimular os jovens estudantes do Ensino Médio, com idade até 19 anos das escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, a reflexão sobre a política, democracia e o exercício da cidadania.

Representando as Escolas circunscritas na 11ª DRIEC – Assú/RN, a estudante da 3ª Série do Ensino Médio Regular, Ana Cristina de Oliveira da Silva, da Escola Estadual Professor Adrião Melo do município de Campo Grande/RN, representou as milhares de redações enviadas à SEEC e classificou-se entre as 10(dez) melhores do RN com o tema: “Uma Constituição eficaz urge avanços”.

A premiação aconteceu na manhã do dia 14 de dezembro de 2018, no auditório Angélica Moura da SEEC no Centro Administrativo, na oportunidade se fizeram presentes a Professora/Orientadora, Ms. Ana Bartira da Silva Moura, a Coordenadora Pedagógica da Escola, Profa. Esp. Andréa Bezerra e a Coordenadora do Projeto na 11ª DIREC, Kalina Lygia.

Para surpresa dos estudantes homenageados, a Secretária de Educação, Claudia Sueli Rodrigues Santa Rosa, enfatizou a importância da participação e o empenho de todos os envolvidos no Projeto Jovem Senador em mais uma edição com tamanho sucesso. Destacou também que todos seriam premiados com um Tablet, como forma de incentivo ao protagonismo juvenil.

O encerramento do evento deu-se com a fala de agradecimento da Coordenadora Geral do Projeto no Estado do RN, Vera Reis, que em poucas e sábias palavras parabenizou os jovens estudantes das escolas públicas estaduais, enaltecendo suas potencialidades e suas habilidades diante das qualidades dos textos produzidos com tão ricos detalhes.




quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

11ª DIREC encerra edição 2018 do Programa Despertar



A 11ª DIREC encerrou no último dia 07 de dezembro, as ações de o Programa Despertar 2018, com a sensação de dever cumprido.
 Para a supervisora do programa, no âmbito da 11ª Diretoria Regional de Educação no vale do Açu, Kalyna Ligia, a sensação de dever cumprido se deu porque, segundo ela, se conseguiu atender a meta do principal desse programa que é o de contribuir para a educação integral do jovem, estimulando o seu protagonismo e sua visão empreendedora.
Em entrevista ao 11 DIREC em Ação, Kalyna Ligia disse que: além do cumprimento da meta, nos engradece a oportunidade de abraçar um Programa que nos permite ações de desenvolvimento do empreendedorismo na sua mais ampla abrangência. Pois, ao conviver com cada jovem, podemos perceber que o DESPERTAR, estimula o empreendedorismo não somente comercial, mas principalmente, pessoal. Pois, o este programa alcança a alma de cada pessoa envolvida e transmite a cada um o poder de SONHAR! E essa capacidade de sonhar, é verdadeiramente, a grande articuladora das ações. E assim, nesse processo, somos intermediários das transformações, do protagonismo, da autonomia, do empreendedorismo, que juntos se transformam em metas! Afirmou ela.
E supervisora ainda teceu agradecimentos a cada escola, a cada professor, a cada pai, a cada aluno, que atendeu ao convite para viver uma outra perspectiva de ensino protagonista e renovou o chamamento para que juntos, em 2019, seja possível DESPERTAR ainda mais sonhos.









terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Leitura na escola ganha destaque em evento no JK



Com o intuito de prover uma formação para os bibliotecários das escolas da rede estadual de ensino, está acontecendo nestes dias 4 e 5 de dezembro, nas dependências da Escola estadual Juscelino Kubitschek, o Curso para formação de Mediadores de Leitura.

O encontro, que tem por tema central as práticas de leitura na escola e na biblioteca, foi aberto as 8 horas da manhã deste dia 4 e se estenderá até as 17 horas do dia 05 de dezembro.

Representantes das bibliotecas das escolas circunscritas à 11ª DIREC estão participando do encontro formativo, que no seu segundo dia também abrangerá a participação dos gestores escolares.

O evento é o ponto inicial de um curso de 40 horas, dividido em 16 horas presenciais e 24 horas vivenciais nas escolas dará certificação aos participantes. Os cursistas deverão, ao final do curso, elaborar um projeto de intervenção de leitura a ser aplicado na escola e o credenciará à certificação do curso.

A professora Salizete Soares falou ao 11ª DIREC em Ação sobre a realização do curso.


A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura foi representada pelas supervisoras Régia Ilze e Conceição Fonseca.




Simpósio do JK discute ensino técnico no RN

      
A Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Assú, realizou neste dia 04 de dezembro de 2018, o I SIMPINFOR- Simpósio de Informática,  com o objetivo de discutir os desafios emergentes do ensino técnico do RN.

   A abertura do evento aconteceu no auditório da escola e contou com estudantes da própria escola e estudantes da cidade de Pendências. 

    Jaciara Medeiros fez um breve relato do percurso do ensino técnico no RN e apontou que o JK foi uma das primeiras escolas do RN a assumir o ensino técnico como área de atuação, após a adesão realizada pela SEEC.

    A mesa de abertura foi composta pelo gestor do JK, professor Walderedo Melo e do vice gestor Josué Figueiredo,  além da coordenação pedagógica da unidade escolar. A 11 DIREC foi representada, no ato, pelo supervisor do Núcleo de Tecnologia Educacional,  professor Francisco Costa. 

    O palestrante da manhã foi o professor José Egito Salvador que em sua fala levou o público presente a enveredar pelo universo da  tecnicidade da vida atual. 

    A programação ainda contou com a apresentação de trabalhos e GTs da área de Informática e de ensino.

    Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar de minicursos na área técnica que muito somou, segundo os estudantes, com o seu processo de formação. 



  Registrou-se ainda uma maciça participação dos professores, do curso de Manutenção e suporte em Informática, durante a realização de todo o evento. 











domingo, 2 de dezembro de 2018

Educação Especial vive III Seminário em Assú



A Educação Especial, no vale do Açu, viveu neste dia 30 de novembro o III Seminário de Educação Especial que abordou o tema: Diálogos, Desafios e Práticas. O evento, que está em sua terceira edição é desenvolvido pela 11ª Diretoria Regional de Educação, sob a coordenação da supervisora de educação especial, Professora Vera Costa.

O seminário aconteceu nas dependências da Universidade do estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado do Assú e recebeu um público recorde. Mais de duzentas pessoas atenderam ao convite para discutir a Educação especial na perspectiva do estabelecimento de diálogos, de mapear os desafios e socializar as práticas.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela coordenadora pedagógica da 11ª DIREC, professora Valéria Murtinho Cruz de Sá Leitão, pelo professor Augusto Sérgio, vice-diretor administrativo da UERN Assú, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maria das Dores da Silveira e Silva, pela representante da SUESP e supervisora da Educação Especial na 11ª DIREC, professora Vera Lúcia da Silva Costa, pelo estudante Francisco José Lopes, presidente da Associação dos Surdos do Assú, por Alexandra Leite que representou todos professores da Educação Especial, por Maria Rita representante da APAE Assú e pelo diretor da Escola Estadual Marcos Alberto de Sá Leitão Amilton Oliveira e pela professora mestre Linda Carter Souza da Silva, a palestrante do dia. Os intérpretes de LIBRAS: Adailton Ramos, Renata e Francislândia, estiveram na tradução simultânea de todo o evento para a Língua Brasileira de Sinais.

No momento da abertura, foi apresentado o hino nacional brasileiro traduzido para LIBRAS e em suas palavras de abertura, Valéria Murtinho Cruz de Sá Leitão enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da Educação especial no âmbito da 11ª DIREC e conclamou a todos a estarem pensando e repensando continuamente essa modalidade de ensino como maio de prover a inclusão real e efetiva dos estudantes com necessidades especiais.

Em seguida, a mesa foi desfeita e a professora mestre Linda Carte Souza da Silva discorreu, durante cinquenta minutos, o tema Educação Especial: Diálogos, Desafios e Práticas para um publicou que lotou as dependências do auditório da UERN.

Após a palestra, as escolas da rede estadual de ensino apresentaram suas vivências e práticas na educação especial. Cada escola teve um tempo de 10 minutos para apresentar suas realizações.

Ao final os participantes foram convidados para um lanche e no retorno das atividades, formou-se uma mesa de diálogos composta por professores que orientaram projetos científicos com vista ao processo de inclusão dos estudantes com necessidades especiais. A mesa foi composta pela professora Leonor Moura, por Rayanne Farias e por Udsoneide Castro além do estudante universitário Adailton Ramos.

Com a conclusão da mesa, a coordenadora geral do evento, professora Vera Lúcia da Silva Costa fez uso da palavra para tecer agradecimentos a todos que contribuíram para a realização do evento que reuniu professores da rede estadual de ensino, professores da UERN, Campus de Assú e Patu, de estudantes da FACESA e UERN e instituições parceiras como a ASA e a APAE. Vera Costa destacou o trabalho realizado pela equipe da 11ª DIREC que não mediu esforços para a realização do evento.

Teceu agradecimentos à equipe da DIREC, que, de maneira direta ou indireta, trouxeram contribuições para o evento. Agradeceu a presença de todos e encerrou o evento convidando a todos para a realização da IV edição do Seminário de Educação Especial, a acontecer em 2019.