quinta-feira, 9 de junho de 2016

11 DIREC participa de formação para Feira de Ciências na UFERSA


 
Estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (Assu), ladeados pela professora Udisoneide Castro, a articuladora regional da Feira de Ciências na 11 DIREC, Prof. Rosilene Cardoso e o Coordenador da Feira de Ciências Prof. Francisco Costa estiveram participando de uma formação e relato de experiencias na capital do oeste potiguar na manhã desta quarta feira nas dependências da Universidade Federal do Semiárido Potiguar.

O encontro foi aberto pelo Magnifico reitor da UFERSA, Professor Arimateia que enalteceu a realização das feiras de ciências nas escolas básicas como forma de despertar o senso investigativo dos estudantes.

O encontro teve seguimento com a apresentação dos relatos de experiencias de estudantes da região que já participaram de eventos nacionais e internacionais. O destaque foi para a apresentação dos estudantes de EJA, da cidade de Antônio Martins, no oeste potiguar, que fizeram o relato de suas experiencias em terras norte americanas. Os estudantes, oriundos de zona rural desenvolveram um projeto para reaproveitamento de lixo eletrônico para a construção de uma rádio escolar, em frequência modulada e de baixo alcance com custo baixíssimo. 

O projeto foi vencedor na feira da escola e em seguida na feira regional ocorrida na cidade de Umarizal. Na feira estadual, na UFERSA, o projeto foi laureado com a credencial para a FEBRACE, uma das mais importantes feiras do Brasil. O projeto Rádio Escolar foi premiado em São Paulo com a credencial para participar da Feira de Ciências e Engenharias na cidade Houston, no estado do Texas – Estados Unidos. O relato da experiencia foi marcado por lágrimas de emoção do publico presente que percebeu o exemplo de superação daqueles estudantes.

O Professor Felipe Azevedo deu seguimento ao encontro mostrando a importância e os direcionamentos que devem ser dados para a execução de uma feira de ciências escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário