COORDENADORA: Ana Almeida
Câmara Temática de Educação - Núcleo Assu.
EXPOSITORES:
Professor Alessandro - UFRN,
Professor Joacir Rufino - UERN,
Professor Ramiro Camacho - UERN,
Professora Maria do Perpettuo Socorro R. Severino - UERNApresentação cultural
Professora Maria do Perpettuo Socorro R. Severino - UERNApresentação cultural
Exposição Temática
Ednaide Rêgo - Exposição acerca do programa Saberes da Terra Fátima Saraiva e Glauciane - Coordenadoras da SEEC - Programa Escola Ativa com alunos(as) da Escola Mun. Mateus da Rocha e Roneide Rodrigues Apresentação de Experiências de Educação do Campo Escola Ativa -Coordenadora da 11ª DIRED - Assú/RN Valéria Murtinho Cruz de Sà Leitão | Escolas atendidas: Escolas Isoladas de Banguê, Comboeiro e Baviera, Escola Estadual Luis Gondim (Paraú),Escola Estadual João Francisco da Costa(Arapuá) municipio de Ipanguaçú
PROGRAMA ESCOLA ATIVA
PROGRAMA ESCOLA ATIVA
11ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
INÍCIO•2008 – Formação em Natal;
•2009 – Implantação do programa nas escolas do campo;
•2009 e 2010 – Trabalhamos apenas com os cadernos de ensino aprendizagem;
•2011 – Material didático pedagógico nas escolas.
SITUAÇÃO ATUAL•TOTAL DE ESCOLAS: 05
•Nº DE TURMAS: 07
•TOTAL DE AUNOS: 131
•Nº DE PROFESSORES: 07
•MUNICÍPIOS ATENDIDOS: Assu, Ipanguaçu e Paraú.
DESAFIOS
DESAFIOS
•Estrutura física das escolas precária;
•Imobiliário inadequado;
•Escolas do esquecimento;
•Uso correto por parte dos docentes da metodologia do programa;
•Conduzir a metodologia com os portadores de deficiência;
CONTRIBUIÇÕES •Monitoramento;
•Microcentros e Formações;
•Material didático pedagógico;
•Caderno de ensino aprendizagem;
•Cantinhos de aprendizagem;
•Voz e força para manter as escolas funcionando;
•Governo estudantil;
•Construção do PPP;
•Reconhecimento do trabalho do professor...
RESULTADOS
•Taxa de evasão 0%;
•Desenvolvimento da autonomia do aluno;
•Envolvimento da comunidade com a escola;
•Resgate do sentimento de pertença;
•1º lugar em 2010 na Provinha Brasil do RN – Escola Isolada de Banguê;
•Disciplina em sala de aula;
•Compromisso com as tarefas de casa;
•Trabalho coletivo;
- •Trabalho contextualizado através dos conteúdos e temas propostos pelos cadernos de ensino aprendizagem;
•Incentivo a leitura verbal e não verbal através dos cantinhos de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário