segunda-feira, 16 de maio de 2011

OFICINA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

CONFERÊNCIA: "Educação no Campo e seus impactos nas Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Sustentável"
COORDENADORA: An
a Almeida
Câmara Temática de Educação - Núcleo Assu.
EXPOSITORES:
Professor Alessandro - UFRN,
Professor Joacir Rufino - UERN,
Professor Ramiro Camacho - UERN,
Professora Maria do Perpettuo Socorro R. Severino - UERNApresentação cultural
Exposição Temática
Ednaide Rêgo - Exposição acerca do programa Saberes da Terra Fátima Saraiva e Glauciane - Coordenadoras da SEEC - Programa Escola Ativa com alunos(as) da Escola Mun. Mateus da Rocha e Roneide Rodrigues Apresentação de Experiências de Educação do Campo Escola Ativa -Coordenadora da 11ª DIRED - Assú/RN Valéria Murtinho Cruz de Sà Leitão | Escolas atendidas: Escolas Isoladas de Banguê, Comboeiro e Baviera, Escola Estadual Luis Gondim (Paraú),Escola Estadual João Francisco da Costa(Arapuá) municipio de Ipanguaçú
PROGRAMA ESCOLA ATIVA

11ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

INÍCIO

2008 – Formação em Natal;
2009 – Implantação do programa nas escolas do campo;
2009 e 2010 – Trabalhamos apenas com os cadernos de ensino aprendizagem;
2011 – Material didático pedagógico nas escolas.
SITUAÇÃO ATUAL
TOTAL DE ESCOLAS: 05
Nº DE TURMAS: 07
TOTAL DE AUNOS: 131
Nº DE PROFESSORES: 07
MUNICÍPIOS ATENDIDOS: Assu, Ipanguaçu e Paraú.
DESAFIOS

Estrutura física das escolas precária;
Imobiliário inadequado;
Escolas do esquecimento;
Uso correto por parte dos docentes da metodologia do programa;
Conduzir a metodologia com os portadores de deficiência;
CONTRIBUIÇÕES
Monitoramento;
Microcentros e Formações;
Material didático pedagógico;
Caderno de ensino aprendizagem;
Cantinhos de aprendizagem;
Voz e força para manter as escolas funcionando;
Governo estudantil;
Construção do PPP;
Reconhecimento do trabalho do professor...

RESULTADOS

Taxa de evasão 0%;
Desenvolvimento da autonomia do aluno;
Envolvimento da comunidade com a escola;
Resgate do sentimento de pertença;
1º lugar em 2010 na Provinha Brasil do RN – Escola Isolada de Banguê;
Disciplina em sala de aula;
Compromisso com as tarefas de casa;
Trabalho coletivo;
  • Trabalho contextualizado através dos conteúdos e temas propostos pelos cadernos de ensino aprendizagem;
Incentivo a leitura verbal e não verbal através dos cantinhos de aprendizagem.




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